quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Rádio São Jorge, realiza Palestra Sobre o Uso Racional da Água!



Convite da Palestra Sobre o Uso Racional da Água
Boa Tarde,
A Rádio Comunitária Novo Horizonte, tem a Hora de convida-lo para participar da Palestra: Sobre o Uso Racional da Água, esta atividade e a uma das ações que integram ao projeto CLUA 73/2019 “CONSCIENTIZAR PARA NÃO FALTAR”: COMUNIDADE DE SÃO JORGE NA LUTA PELA PRESERVAÇÃO E A QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS, com o apoio do FUNDO CASA.
Contamos com sua presença!

Atenciosamente,

Josefa Clenilda Silva de Sousa
Presidente da Rádio Novo Horizonte

domingo, 4 de agosto de 2019

Projeto Tapajós Solar promove oficina para agentes eletricistas comunitários em Santarém


A Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra, participou da oficina de atividades de fabricação de lâmpadas artesanais de LED” que está sendo realizando pelo  Projeto Tapajós Solar coordenado pelo Movimento Tapajós Vivo no período de 02 a 04 de agosto em Santarém uma Oficina de Habilitação de comunitários e comunitárias como agentes eletricistas para instalação e manutenção de placas solares. A Casa Familiar Rural de Belterra contou com a Participação da Tesoureira da CFR, Ileise Sousa Martins, ex aluna e Técnica em Agropecuária, e Marluce Costa Coelho, voluntária e acadêmica do Curso de Zootecnia da UFOPA. 


Professor Walmeran  Trindade
A oficina será facilitada pelo Professor Walmeran Trindade, Doutor em Engenharia Elétrica pela Instituto Federal da Paraíba (IFPB)/Campus João Pessoa e, que também faz parte do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), um coletivo que promove o uso descentralizado de energia solar na região do semiárido do Nordeste.
O objetivo das atividades é dinamizar o estudo técnico sobre uso de energias renováveis e fazer com que os participantes possam multiplicar os conhecimentos adquiridos para a comunidade. A ideia é fazer duas oficinas envolvendo o uso das energias renováveis e eficiência energética. 

Materiais utilizados na oficina
Professor Walmeran explica que serão aplicadas duas oficinas envolvendo o uso das energias renováveis e eficiência energética. “Está associado a dois projetos que o Movimento Tapajós Vivo vem realizando no sentido de popularizar o conhecimento técnico sobre uso das energias renováveis, principalmente da solar fotovoltaica. Então, a ideia é de uma forma bem objetiva e simples passar o conhecimento para as pessoas de como utilizar essa tecnologia, de produzir eletricidade a partir do sol e também a importância do conceito de eficiência energética”. 


A oficina é direcionada aos participantes de entidades contempladas com o Projeto Tapajós Solar.

Sobre o Projeto Tapajós Solar
O Projeto Tapajós Solar é coordenado pelo Movimento Tapajós Vivo em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social e Cáritas Brasileira, com apoio da Misereor.
O objetivo central do projeto é promover o uso de energia solar descentralizada na bacia do Tapajós visando mudanças na matriz energética no sentido de evitar a implantação de novas barragens. A produção de energia na região ainda é baseada em óleo diesel e hidrelétricas de grandes impactos socioambientais.
Desde o mês de fevereiro deste ano diversas atividades pedagógicas, e oficinas foram desenvolvidas como forma de sensibilizar as entidades do município de Santarém e Belterra (áreas urbanas e rurais) contempladas com as unidades do Projeto.

Acompanhe as atividades do Projeto pela página do facebook:https://www.facebook.com/tapajosSolar




https://tapajosvivo.blogspot.com/2019/08/oficina-para-agentes-eletricistas.html?spref=fb&m=1

Participe do Seminário Crianças e Adolescentes no Contexto das Grande Obras NA REGIÃO do Tapajós

Apresentação dos resultados da pesquisa realizada pelo projeto "A proteção de crianças e adolescentes na tomada de decisão de obras e empreendimentos: subsídios para o poder público e diretrizes para as empresas a partir de estudos de caso sobre a construção de usinas hidrelétricas na Amazônia" ( UFPA/FGV-SP), sobre tudo das recomendações para responsabilização do Estado e das empresas, e o cenários de impactos no contexto de Itaituba/PA e região afetada pelo projeto hidrelétrico de São Luis do Tapajós, mineração e portos, alem de debater aspectos mais importantes da Resolução n. 215/2018 do CONANDA.
Debate com a rede de proteção sobre questões atuais que afetem o município de Santarém em relação à realidade de crianças e adolescentes e suas politicas públicas, e que tenham ou não relação com os empreendimentos econômicos, mas que possam servir para atualizar a articulação e o cenário das demandas da rede de proteção, buscando também discutir como implementar as recomendações centrais da pesquisa.
DATA: 14/08/2019
HORÁRIO: 09:30 as 12:30 horas.






https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBOYMVMHrCF34LfnVP0Pefi5wJMEtxwNjUko-cOUs0O4-QiQ/formResponse